Renata Mendes

Empreendedora social e mediadora de conflitos



Palestrante internacional, facilitadora de diálogos internos e externos e mediadora de conflitos. Atua profissionalmente desde 2002 com cultura de paz em diversos países como Brasil, Índia, Kenya e Estados Unidos. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP, Pós Graduada em Yoga pela FMU e em Gerenciamento de Inovação Social pelo Amani Institute e UPEACE, e certificada pelo Non Violente Communication Community. Atualmente é mestranda em Arte de Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação de Conflitos Internacional pela cadeira da UNESCO Universidade de Innsbruck.


Fundadora do Actveda, negócio com impacto social que deixa o autoconhecimento acessível a todes para construção da paz. Desenvolve palestras, cursos e programas relacionados aos temas de cultura de paz, mediação de conflitos, liderança e autoconhecimento. Ganhou o prêmio “Mulher da década em liderança comunitária e mudança social” no Woman Economic Forum, Delhi, em 2017. Desde 2003 é lidera o Projeto Aparigraha, que oferece Yoga como ferramenta de transformação para meninas em privação de liberdade na Fundação CASA, assim como, técnicas de auto gerenciamento das emoções e valores.


Em 2016 fundou o Instituto Mundo Aflora, uma organização social sem fins lucrativos, geradora de oportunidades para a reintegração efetiva de jovens mulheres em conflito com a lei, no qual já impactou mais de 5 mil meninas.


Experiência

Positive Impact

O conhecimento que adquiri ao longo da minha trajetória, me possibilitou mergulhar profundamente no autoconhecimento e nas relações de convivência. Meu trabalho dentro do sistema de justiça juvenil e em mediação de conflitos, junto com práticas de autoconhecimento, me permitiu o entendimento que mesmo em situações complexas, com muita tensão e discordância, é possível estabelecer diálogos e acordos onde a diversidade é acolhida e respeitada.


Como isso, crio espaços de segurança para conversar sobre assuntos sensíveis com uma abordagem que invoca nossa humanidade e uma maior conexão. Por trabalhar com diferentes públicos, desde meninas em situação de alta vulnerabilidade e risco e até presidentes de empresas, adquiri uma habilidade de traduzir um mesmo conceito e necessidades em uma linguagem de simples compreensão. Todo diálogo bem sucedido nos levam a ações e mudanças, por isso, também contribuo para a facilitação da elaboração e execução de planos de uma forma mais criativa e assertiva.


Idioma

Português, Inglês, Espanhol, Francês


Conecte-se

Gostou desse "Blender" e quer contratar para agitar sua empresa com eventos, collabs, mentorias ou até para você mesmo colocar de pé um projeto pessoal, entre em contato! Reservar um de nossos ‘blenders’ é fácil: basta entrar em contato e nós ajudaremos a encontrar o blend perfeito.

Envie um e-mail pra gente pelo hello@blendinspire.com ou entre em contato pelo whats.